Gestão de Marketing e Vendas

O que é Chatbot e como usar Chatbot corretamente

014 Os Mandamentos para criar autoridade online

Domine os Chatbots

Um chatbot é uma solução capaz de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural.

O crescimento dos chatbots ocorrem pela capacidade de oferecer suporte imediato e de qualidade aos clientes.

Os chatbots estão cada vez mais presentes nas interações entre consumidor e empresa, provando-se uma estratégia eficaz para empresas que buscam otimizar o Atendimento ao Cliente e alcançar melhores resultados.

As novas tecnologias e versões de chatbots não oferecem um atendimento robotizado e monótono como antigamente.

Agora você pode oferecer ao seu cliente uma experiência positiva e única de ser atendido por um bot humanizado com agilidade e eficiência.

Oferecer um atendimento de qualidade não é diferencial, mas obrigação de toda empresa que quer ter destaque no mercado.

Um Chatbot aumenta a qualidade do seu atendimento de 9 maneiras e eu vou te como isso acontece.

Redução de Filas de Espera 

Vivemos na era da tecnologia e ninguém gosta de esperar para ser atendido. Quantas pessoas abandonam carrinhos de compra porque tem uma dúvida em relação ao produto, não acha a resposta e desiste da compra?

Perguntas simples, como formas de pagamento, prazo de entrega ou disponibilidade de produtos, podem ser respondidas por chatbots em questão de minutos. 

Enquanto isso acontece, os colaboradores humanos recebem menos solicitações relacionadas a assuntos simples, eles acabam tendo mais tempo e disposição para lidar com os clientes que possuem problemas mais complexos.

 Escalabilidade de Atendimento

Outro benefício do chatbot é que ele pode atender inúmeras pessoas ao mesmo tempo. Ele também pode funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, se você quiser.

Tudo isso de forma inteligente, humanizada e interativa. 

A experiência do usuário é superior, pois pode ser atendido quando precisa e não tem que perder tempo procurando as informações pelo site.

O cliente entra no site, rede social ou aplicativo de mensagem, faz a pergunta, recebe a resposta e prossegue. Muito simples e rápido.

Redução de Custos

Mesmo que você precise investir para implantar um chatbot, com o tempo ele vai te ajudar a reduzir custos. Isso mesmo! Além dos custos operacionais relacionados ao tempo de atendimento, você perceberá que pode atender mais clientes com menos atendentes, assim a empresa pode realocar esse funcionário em outra função.

Fidelização de Clientes

Oferecendo um atendimento de qualidade, tanto com o chatbot quanto com os colaboradores humanos, quando for preciso transferir, você aumentará a satisfação dos seus clientes.

Cliente satisfeito está a um passo de se tornar um cliente fiel.

Quando seu cliente percebe que a sua empresa se esforça para resolver todos os dilemas que ele tem, em estar disponível quando ele precisa e faz de tudo para atendê-lo da melhor forma possível, ele começa a valorizar mais o seu produto do que o do seu concorrente.

Atender em todos os canais

Possuir um chatbot aliado a uma plataforma permite que o cliente seja atendido em vários canais diferentes, como WhatsApp, Facebook, Telegram, entre outros. 

Avalie quais são os melhores meios de comunicação para se comunicar com o seu público e esteja presente para atende-los.

É mais uma forma de não ser esquecido e de garantir que o seu cliente tenha um canal para tirar todas as dúvidas que ele tiver.

 Ser empático e inusitado

É possível programar seu bot para ser empático quando o cliente tiver uma reclamação, pedindo desculpas pelo ocorrido e, em seguida, o encaminhando para o setor correto.

O Chatbot também pode ter respostas inesperadas, como uma dica de como usar seu produto ou saudações casuais. 

Empatia e informalidade geram proximidade com o público e melhora o seu relacionamento com o cliente.

O chatbot pode, portanto, fazer parte da sua estratégia de posicionamento de marca. 

Melhorar processos internos

Você pode tanto automatizar respostas para perguntas relacionadas a pedidos e alterações cadastrais, como também programar para enviar automaticamente mensagens de cobrança e acompanhamento de pedido. Simplificando processos internos, você também aumenta a satisfação dos seus funcionários.

Geração de Leads

Os chatbots conseguem capturar dados do usuário, pedir permissão para contato com ele e fazer a qualificação do lead ao realizar perguntas específicas e coerentes durante o diálogo. Essa é uma grande vantagem já que leads qualificados estão a um passo de se tornarem clientes. 

Eu também costumo fazer esse processo de qualificação do lead logo na página de captura ou em uma página de distribuição de brindes usando os formulários dinâmicos, é um processo ótimo de separar públicos, se você vende diversos produtos para tipos de pessoas diferentes é é uma ótima solução para esse problema.

Pós Venda

Nunca mais esqueça de acompanhar um cliente após a venda. Os chatbots podem tanto responder dúvidas do cliente após a compra como serem programados para contatar ativamente o cliente para fazer pesquisas de satisfação e enviar conteúdos que gerem valor para ele.

Dessa forma, você mostra para o seu cliente que você se preocupa com a satisfação dele e pode usar os dados das pesquisas para avaliar seus planos de ação e tomar decisões estratégicas.

QUER MINHA AJUDA?
Se você estiver precisando de ajuda para construir uma MÁQUINA DE VENDA ideal para sua empresa, FALE COMIGO para estudarmos juntos qual dos meus serviços mais se adequa a sua necessidade e ao seu orçamento.
@vendainfinita – 

Aguardo o seu contato e te desejo Paz e Prosperidade

Leonardo Leão

.

Leonardo Leao

Leonardo Leão
Especialista em captar clientes que vão comprar de você

Passo 1 de 3

Leonardo Leão – 05/2021
Venda Infinita – Gestão de Marketing e Vendas